Vida Celíaca
vidaceliaca.com
1. O bolinho de chuva é uma receita tradicional brasileira, muito apreciada principalmente em dias frios ou chuvosos.
2. Sua origem remonta ao período colonial, sendo uma adaptação da receita portuguesa de “berlinde”, que consistia em pedaços de pão fritos em gordura e polvilhados com açúcar e canela.
3. No Brasil, o bolinho de chuva ganhou diversas versões ao longo do tempo, sendo uma opção versátil e fácil de preparar.
– 1 xícara de farinha de arroz – 2 colheres de sopa de açúcar demerara – 1 colher de chá de fermento em pó – 1 pitada de sal
– 1 ovo – 1/2 xícara de leite de coco – Óleo para fritar – Açúcar e canela para polvilhar
1° Em uma tigela, misture a farinha de arroz, o açúcar demerara, o fermento em pó e o sal. 2° Adicione o ovo e o leite de coco, misturando bem até obter uma massa homogênea. 3° Aqueça o óleo em uma panela funda. 4° Com o auxílio de uma colher, pegue porções da massa e forme pequenas bolinhas.
7° Em seguida, passe os bolinhos ainda quentes na mistura de açúcar e canela. 8° Sirva os bolinhos de chuva sem glúten e lactose ainda quentes e aproveite!
5° Frite os bolinhos em óleo quente até dourarem. 6° Retire-os com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo.